
- Este evento já decorreu.
“Movimento Interior – Como não matar o litoral para deixar florescer o resto?”
22 de Março @ 3:00 pm - 8:00 pm

Como não matar o litoral? No dia em que lançamos um livro que celebra os nossos 15 anos de existência, pomos a mesa para digerir o que é viver a cultura no interior.
No dia 22 de março, amigos, artistas, programadores culturais, jornalistas, agentes políticos, escritores, pensadores, mediadores e pessoas da comunidade da região sentam-se à mesa connosco para debater os próximos 15 anos da cultura em Portugal a partir da ideia de “Movimento Interior – Como não matar o litoral para deixar florescer o resto?”.
Entendemos o interior não como antónimo de litoral, não como sinónimo de inferioridade, mas como lugar de inquietação onde há mais tempo para se olhar com outro detalhe. Por outro lado, o mesmo interior onde quase não há jornalistas para escrever notícias, não há críticos de arte e em que se sofre a tendência das programações dos teatros, a nível nacional, assentarem em propostas de Lisboa e do Porto. Este encontro será realizado numa mesa longa, com inspiração no projeto “The Long Table”, do colectivo Split Britches, de Londres. Consiste numa forma de debate que utiliza o cenário de uma mesa de jantar doméstica para promover uma conversa pública, a partir de um formato aberto e não hierárquico de participação. Este momento terá a moderação informal da investigadora Ana Pais.
No mesmo dia, lançamos o livro de que já vos falámos: “A árvore não cai – Pelo menos hoje, amanhã logo se vê”, que reúne 15 anos de teatro, e tudo o resto, a partir de Canas de Senhorim. Cortamos bolo, cantamos os parabéns, chocamos copos uns nos outros. Mas isso é outra história.
A conversa é outra: pública e livre. A discussão é necessária e urgente.
