𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗲 𝗔𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰̧𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗮̃𝗼 𝗕𝗮𝘀𝗰𝗮 𝗧𝘅𝗮𝗸𝗼𝗹𝗶. 𝗨𝗺𝗮 𝗼𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗰𝗼𝗯𝗿𝗶𝗿 𝗻𝗼𝘃𝗼𝘀 𝗵𝗼𝗿𝗶𝘇𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀 𝘃𝗶́𝗻𝗶𝗰𝗼𝘀, 𝗻𝘂𝗺 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗼𝘂 𝗼 𝗱𝗶𝗮́𝗹𝗼𝗴𝗼 𝗲 𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝘀𝗲𝘁𝗼𝗿 𝘃𝗶𝘁𝗶𝘃𝗶𝗻𝗶́𝗰𝗼𝗹𝗮
No seu segundo dia de programação, a 34ª edição da Feira do Vinho do Dão foi palco, ontem, 4 de setembro, de um importante momento para o Dão e para a promoção do que de melhor se produz nesta Região Demarcada: uma 𝗔𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗮𝗴𝗼𝗻𝗶𝘇𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗮̃𝗼 𝗕𝗮𝘀𝗰𝗮 𝗧𝘅𝗮𝗸𝗼𝗹𝗶, que trouxe até Nelas um encontro único de partilha e conhecimento além-fronteiras.
A ação, que decorreu no Mercado Municipal de Nelas, começou com uma 𝗠𝗮𝘀𝘁𝗲𝗿𝗰𝗹𝗮𝘀𝘀 𝗲𝘅𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮, durante a qual foram apresentados oito vinhos representativos do País Basco, bem como a história centenária, as tradições enológicas e os métodos de produção únicos que consolidam esta região Basca como uma referência internacional. A Masterclass foi ainda uma oportunidade para compreender o contexto cultural e económico que sustenta a produção de Txakoli, reforçando a importância da preservação do património vitivinícola e da promoção do enoturismo. Seguiu-se a 𝗣𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗼𝗿𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗕𝗮𝘀𝗰𝗮 que permitiu aos participantes experienciar os aromas e sabores singulares dos 8 vinhos brancos, tintos e espumante apresentados, num momento especialmente pensado para estimular os sentidos e promover uma experiência sensorial única e surpreendente.
Uma ação que se distingue não apenas pelo seu carácter educativo e sensorial, mas também pelo seu papel estratégico na criação de laços de colaboração e inspiração entre o Dão e o País Basco. Ao proporcionar o contacto direto com vinhos, métodos de produção e tradições, esta ação permite abrir portas para um diálogo entre Regiões e promover a partilha de técnicas, saberes e experiências entre produtores e apreciadores, reforçando ainda a importância da colaboração internacional no setor vitivinícola, de forma a aceder a novos mercados e oportunidades comerciais, potenciar o enoturismo e contribuir para a valorização e promoção global de duas grandes regiões vitivinícolas.
Junte-se a nós para uma experiência inesquecível no Coração do Dão!

