Exposição "Maria Natália Miranda - Caminhos e Criações" - Centenário do Nascimento

 

Em 2025, no âmbito das comemorações do seu 100.º aniversário de Maria Natália Miranda, o Município de Nelas lançou a exposição “Maria Natália Miranda: Caminhos e Criações”. Inaugurada no âmbito do Festival Literário de Nelas – ELOS, no dia 10 de maio, estará patente até ao dia 26 de julho na Biblioteca Municipal de Nelas – António Lobo Antunes.

 

 

A 28 de março de 1925, nasceu Maria Natália Miranda em Canas de Senhorim. Professora, poetisa, crítica literária e autora de literatura infantojuvenil deixou-nos, através da sua obra diversa e intemporal, um legado que urge dignificar, preservar e divulgar.

 

 

Maria Natália Miranda (1925-2025) repartiu a sua vida entre Canas de Senhorim e Sacavém. Viveu a juventude e os primeiros anos da sua atividade profissional no concelho de Nelas. Em 1931, ingressou na Escola Primária de Canas de Senhorim e, mais tarde, no Colégio Grão Vasco de Nelas. Posteriormente, frequentou o Curso do Magistério Primário em Viseu, tendo iniciado a sua profissão como professora na Escola Primária das Caldas da Felgueira, em 1945.

 

 

Licenciada em Filologia Românica e Ciências Pedagógicas, dedicou grande parte da sua vida ao ensino primário e secundário. Paralelamente, desenvolveu variadíssimas ações de promoção do livro e da leitura em escolas e bibliotecas e uma vasta obra literária infantojuvenil, cooperando ativamente com diversas instituições de ensino. Escreveu poesia e muitos versos que se tornaram canções gravadas em disco e músicas de Marchas de Lisboa, Porto e Canas de Senhorim, algumas delas premiadas. Foi ainda assistente pedagógica na televisão e escreveu textos específicos para a RTP, Rádio Renascença, Estação Orbital, Diário de Notícias, Jornal Vento Novo, do qual foi fundadora, e muitos outros jornais regionais e locais.

 

 

A sua obra, reconhecida nacional e internacionalmente, foi distinguida com mais de 400 prémios, entre os quais, o Prémio Trovador da Língua Portuguesa (1981). Fundou a Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, inicialmente Escola Preparatória, é madrinha de duas bibliotecas escolares em São João da Talha e Sacavém, concelho de Loures, e foi condecorada, em 2005, pelo Município de Loures com a Medalha Municipal de Mérito Cultural e pelo Município de Nelas, em 2024, a título póstumo, com o Prémio Excelência Coração do Dão, na vertente cultural.

 

 

A exposição apresenta Maria Natália Miranda através de uma narrativa que percorre, sumariamente, os seus caminhos e criações. Apresenta a sua vida em criança, a família e formação, vivências, experiências e memórias que marcaram subtilmente toda a sua poesia e prosa. No conjunto da sua obra diversa e complexa, são expostas evidências claras do seu impacto no campo da poesia, infantojuvenil e da poesia musicada. Composta por vários painéis explicativos, objetos pessoais, prémios, livros, discos e um suporte interativo, esta exposição pretende partilhar a vida e obra de Maria Natália Miranda, natural de Canas de Senhorim.