Entre as serras da Estrela, do Buçaco e do Caramulo
https://www.visitviseudaolafoes.pt/listagem/percurso-dos-moinhos-do-castelo/
Na vila de Senhorim, nas margens dos rios Castelo e Videira, encontram-se relíquias de um passado não tão distante em termos cronológicos, mas imensamente longínquo em termos tecnológicos. São os moinhos de rodizio, preciosidades do mundo pré-eletricidade, estruturas outrora essenciais à moagem dos cereais, aqui, sobretudo do milho e do centeio.
A construção de um moinho implicava custos que um agricultor dificilmente poderia pagar e por isso era tão frequente terem vários proprietários, os chamados herdeiros, que o utilizavam alternadamente, num sistema comunitário de trabalho.
O moinho, há que lembrar, não é apenas o edifício onde está a mó e o rodízio. Um moinho é também o açude necessário para armazenar a água a montante e a levada para a transportar ao seu interior. É uma estrutura que se adapta aos rios e ribeiros sem deles nada roubar, já que a água ao passar pelo rodízio de novo seguia o seu rumo.
A Casa dos Senas é o ponto de partida do percurso que nos levará a descobrir a vila de Senhorim e as suas terras. No primeiro troço, passa pela rotunda Terras de Senhorim, que afirma a forte ligação da terra à cultura vinhateira, e daí penetra em caminhos agrícolas, cruza uma mancha de pinhal e encontra o primeiro moinho da viagem, nas margens do rio Castelo.
Entra de novo em Senhorim para visita à Igreja Matriz e logo regressa aos campos, passando para a outra margem do rio Castelo e iniciando aí uma pequena subida em área de pinhal repleta de grandes blocos e lajes graníticas.
As perspetivas para a vila e para o rio, com os seus moinhos, adquirem especial cenografia no miradouro do Poço da Dorna.
Daqui, acompanha o rio Castelo, rumo a sul, num troço onde se podem observar marmitas de gigante, até o atravessar numa galeria ripícola favorável à imersão natural. O regresso à Casa dos Senas faz-se rumo a norte, pela margem direita do Castelo, passando pelo núcleo de moinhos de Senhorim e, mais adiante, pelo Moinho das Poldras, no rio Videira, afluente do Castelo.
DISTÂNCIA: 8.20 Km
DURAÇÃO RECOMENDADA: 2h35
DESNÍVEL ACUMULADO: + 330 m
TIPO DE PERCURSO: Circular
GRAU DIFICULDADE: nível 1
Pontos de interesse:
1 – Casa dos Senas; 2 – Rotunda Terras de Senhorim; 3 – Sepulturas antropomórficas da Várzea; 4 – Igreja Matriz de Senhorim; 5 – Núcleo de Antigos Moinhos e Ponte em granito; 6 – Moinho do Rio Castelo; 7 –Miradouro Poço da Dorna; 8 – Mini-hídrica de Senhorim – Marmitas de Gigante; 9 – Núcleo de Antigos Moinhos; 10 – Moinhos do Macho Velho; 11 – Moinhos da Pisoeira; 12 – Poço Santo (Festa do São Bartolomeu); 13 – Moinho das Poldras (Rio Videira) 14 – Capela da Sra. do Viso
Transferir: Flyer_PR1_Percurso_Moinhos_Senhorim.pdf