Sessão Solene marca Abertura Oficial da 34ª Feira do Vinho do Dão

Sessão Solene marca Abertura Oficial da 34ª Feira do Vinho do Dão

𝗦𝗲𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗦𝗼𝗹𝗲𝗻𝗲 𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮 𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗢𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝟯𝟰ª 𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼
𝗔𝘁𝗲́ 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼, 𝗱𝗶𝗮 𝟳 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, 𝗼𝘀 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗺 𝘂𝘀𝘂𝗳𝗿𝘂𝗶𝗿 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗰𝗼𝗻𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗿 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗶𝘁𝘂𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗲𝗻𝗼́𝗹𝗼𝗴𝗼𝘀, 𝘀𝗵𝗼𝘄𝗰𝗼𝗼𝗸𝗶𝗻𝗴𝘀 𝗖𝗵𝗲𝗳𝘀 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗻𝗼𝗺𝗲, 𝗺𝘂́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗮𝗼 𝘃𝗶𝘃𝗼, 𝘁𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼, 𝗲𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀, 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝘀, 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗲𝗶𝗼𝘀, 𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝘂𝗮, 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗹𝘂́𝗱𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀, 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗮𝘀. 𝗔 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗮𝗻𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮 𝗮𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝟰𝟬 𝗣𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼 𝗲 𝘂𝗺𝗮 𝗮𝗺𝗽𝗹𝗮 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼, 𝘀𝗲𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗿𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗮𝗿𝘁𝗲𝘀𝗮̃𝗼𝘀
No seu discurso, o 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗡𝗲𝗹𝗮𝘀, 𝗝𝗼𝗮𝗾𝘂𝗶𝗺 𝗔𝗺𝗮𝗿𝗮𝗹, destacou a relevância deste certame enquanto instrumento de promoção e valorização da Região do Dão, sublinhando que o sucesso deste Evento é fruto do empenho de todos os agentes envolvidos que, ano após ano, se mobilizam para enaltecer a excelência dos produtos regionais e tradições ligadas à viticultura. Acrescentou ainda que esta Feira celebra, não só a qualidade ímpar do Vinho do Dão, mas também os Produtos Regionais, como o Queijo Serra da Estrela, o Azeite, os Enchidos, e toda a riqueza gastronómica que compõe a identidade da Região, fatores que tornam este evento um marco a nível nacional e internacional. O Edil destacou ainda que a conjugação de esforços tem permitido consolidar o Dão como uma referência incontornável no panorama vitivinícola, com crescente reconhecimento no contexto internacional, fruto da dedicação dos produtores, da inovação constante na produção e valorização das castas autóctones, e do investimento em promoção e enoturismo pelos diversos agentes económicos.
Sublinhou que “Este percurso reflete não apenas a excelência dos vinhos, mas também a força da identidade cultural e económica da região, fortalecendo a sua projeção além-fronteiras e abrindo novas oportunidades para o setor.” O Presidente da Câmara deixou ainda uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os Parceiros Comercias e Institucionais que tornam este evento possível, nomeadamente AMPV, Associação dos Municípios do Planalto Beirão, Alugue Aqui, Anadil, Caixa Agrícola de Nelas, Coutale Portugal, Ergovisão, Finsa, Green Cork, Instituto Politécnico de Viseu, JC automóveis, Litocar, Marecos, Movecho, Quercus, Verallia, Comissão Vitivinícola do Dão, CIM Viseu Dão Lafões, Turismo do Centro e DRAP Centro.
𝗔𝗿𝗹𝗶𝗻𝗱𝗼 𝗖𝘂𝗻𝗵𝗮, 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗩𝗶𝘁𝗶𝘃𝗶𝗻𝗶́𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼, reforçou a importância do evento para a projeção da marca Dão e para o potencial crescimento do setor em novos mercados. Recordou ainda que o Dão afirma-se, cada vez mais, como um território capaz de se projetar para lá das fronteiras nacionais graças à qualidade e autenticidade dos seus produtos, e ao reconhecimento conquistado junto de especialistas, consumidores e mercados internos e externos.
O 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗧𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, 𝗥𝘂𝗶 𝗩𝗲𝗻𝘁𝘂𝗿𝗮, destacou no seu discurso a centralidade que o vinho ocupa na identidade da região do Dão, um território que vive e respira vinho, um verdadeiro palco onde diferentes gerações de produtores dão a conhecer o fruto do seu trabalho, dedicação e empenho. “Cada vinho, cada garrafa, carrega consigo uma história, histórias de famílias profundamente ligadas à terra e à tradição, mas que caminham sempre lado a lado com a inovação. Os vinhos do Dão, afirmou, são motivo de orgulho para o Centro de Portugal e para o país, oferecendo uma diversidade única e autêntica”, referiu. Rui Ventura sublinhou ainda que o vinho é um produto estruturante do território, capaz de gerar valor, reforçar a economia e projetar o Dão no futuro, concluindo com um brinde de confiança ao Dão, a Nelas e ao Centro de Portugal.
Seguiu-se a 𝗩𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮 𝗮𝗼 𝗖𝗲𝗿𝘁𝗮𝗺𝗲 𝗲 𝗮𝗼𝘀 𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 que deram a conhecer a diversidade e riqueza dos seus produtos e serviços, num momento que também permitiu apreciar, de perto, a qualidade e autenticidade dos vinhos, demais produtos endógenos, artesanato, comerciais e serviços, refletindo a tradição e o saber-fazer que caracterizam o que de melhor se produz no Dão.
Os momentos musicais foram marcados pelo 𝗖𝗼𝗿𝗼 𝗜𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗶𝗹 𝗱𝗼 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮, composto por 25 crianças, que emocionou o público ao com uma interpretação musical alusiva à 34ª Feira do Vinho do Dão, num momento de grande simbolismo que refletiu a alegria e a dedicação das gerações mais jovens na valorização das tradições locais. A par desta atuação, o 𝗚𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗕𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗔𝗹𝘁𝗮 percorreu os diferentes espaços do certame com uma atuação itinerante, levando a música popular portuguesa a todo o recinto da Feira, criando uma atmosfera de convívio, partilha e proximidade que envolveu visitantes e expositores.
A agenda de hoje reserva ainda a peça de teatro “𝗨𝗺𝗮 𝗙𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼”, da autoria de Celso Cleto e protagonizado por Sofia Alves, João de Carvalho, Diana Marques Guerra e Diogo Lopes, que sobe ao palco principal da Feira com um espetáculo que celebra a autenticidade das nossas gentes e tradições. Pelas 23h30, 𝗙𝗲𝗿𝗻𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗔𝗹𝘃𝗶𝗺 assegura o After Hours e promete muitos momentos irreverentes e de boa música!
Junte-se a nós para uma experiência inesquecível no Coração do Dão!
Partilhar

Artigos Relacionados