Carnaval no Coração do Dão

Centenas de figurantes, milhares de visitantes, muita música, humor e animação

Carnaval de Canas de Senhorim – Tradição Secular

Segundo reza a história, o Carnaval de Canas de Senhorim realiza-se regularmente há mais de 400 anos, sempre atual e rejuvenescido ano após ano, sem todavia por em risco a genuinidade que o caracteriza.

A origem do Carnaval em Canas de Senhorim acompanhou a evolução histórica da localidade. Nasceu com a formação dos bairros da ARCPaço, zona nobre, e da União Cultural e Recreativa do Rossio, onde se instalou o povo e a burguesia. A diferença social dos seus habitantes foi razão suficiente para que estes dois grupos se confrontassem no Carnaval, altura do ano propícia à denúncia e à crítica.

A tradição e genuinidade do Carnaval de Canas de Senhorim conferem-lhe um lugar de destaque no panorama nacional. A originalidade, diversidade de costumes e a saudável rivalidade entre os principais bairros da terra (Paço e Rossio) são as principais características que se mantêm até aos dias de hoje.

Em 2020, o Carnaval de Canas de Senhorim esteve entre os nomeados para as 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa na categoria de Rituais e Costumes, por ser um dos mais antigos carnavais do País.

Brevemente mais informações

Associação Recreativa e Cultural do Paço

 

A Associação Recreativa e Cultural do Paço foi fundada no ano de 1979 por um grupo de pacences com o intuito de promover e organizar atividades de cariz cultural junto da população.

É uma associação de características bairristas e tem na sua génesis a produção e co-organização do Carnaval de Canas de Senhorim, festa pagã com 400 anos de tradição por estas terras. É a sua principal atividade, mas não a única, participando ao longo do ano em diversas atividades com os seus parceiros institucionais e outras associações. 

União Cultural e Recreativa do Rossio de Canas de Senhorim

O Bairro do Rossio constituiu-se como associação denominada, União Cultural e Recreativa do Rossio, a 15 de outubro de 1980, em escritura lavrada e assinada no cartório notarial de Carregal do Sal, pelas onze pessoas que até hoje são sócios fundadores.

Neste momento, a Associação tem cerca de 600 sócios e como “missão” a realização do Carnaval e as Marchas de São João.

Carnaval de Nelas – Tradição de décadas

As “Contra Danças” e os Bailes de Carnaval estiveram na origem do Carnaval em Nelas, que surgiu em termos oficiais em meados dos anos 70 com as Comissões de Carnaval da ADRC Cimo do Povo Nelas, desde 1975, e em 1977 com o 1º Desfile Carnavalesco da Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja.

 

A partir deste ano, o Carnaval passou a ser sinónimo de muito trabalho, de muitos dias e noites perdidas para membros das duas Associações, que colaboravam entre todos para que tudo fosse perfeito.

 

Também as restantes freguesias do Concelho tinham por tradição improvisar carros alegóricos rústicos, num ato simbólico para sinalizar esta época festiva e animar a população local. Alguns desses carros chegavam mesmo a integrar o Carnaval da Vila de Nelas.

 

Hoje em dia está a cargo de duas Associações de Nelas, Bairro da Igreja e Cimo do Povo, que elaboram os fatos e carros alegóricos que depois desfilam pelas ruas da Vila, com centenas de foliões, muita música e milhares de visitantes.

Brevemente mais informações!

Associação Recreativa e Cultural de Santo António / Bairro da Igreja

A Associação Recreativa e Cultural de Santo António/Bairro da Igreja, teve a sua semenete na década de 50, com o antigo Rancho que se formava pelo Carnaval, denominado Rancho das Rosas.

Com o passar dos tempos a semente foi germinando e depois de algumas reuniões feitas em casas particulares, decidiram algumas pessoas do Bairro fundar uma Associação para que assim no espaço e no tempo pudessem levar mais a sério as suas ideias. Assim já depois de fazerem os desfiles de Carnaval com carros alegóricos em 1977 e 1978. Ainda em 1977 e no âmbito de desfile de Carnaval fundou-se um grupo de majoretes que levou bem longe e bem alto o nome da Associação e que também foi um meio de angariar fundos para que se construísse o pavilhão. Pena foi que este grupo se desmantelasse. Em 1978, um grupo de bairristas se associou e em 23 de janeiro de 1979 faz a escritura publicada Associação no Cartório Notarial de Nelas. Com o andar dos tempos com a

a cedência pela Câmara de um terreno construi-se um pavilhão onde o pessoal se reunia e fazia os carros alegóricos para o Carnaval, e os arcos para as Marchas Populares.

Em 1997 a Direcção vigente pensou em fazer a sua sede social, pois que ainda andava dispersa pelas casas particulares, parte do trabalho necessário para que os desfiles carnavalescos e as marchas populares fossem para a rua com brilho e dignidade. Assim com o apoio financeiro do Governo e da Câmara Municipal de Nelas as obras começaram em 1998 e a actual Sede foi inaugurada em 12 de Junho de 1999. Foi o realizar de um sonho de todos os associados e de terem um lugar a onde se pudessem confraternizar e trabalhar em prol da Associação.

Ainda em 1998 foi formado um grupo de Cantares de Janeiras que actuou no 1.º Encontro de Cantares, no ano de 1999. Com este embrião foi tornado um grupo coral que actuou pela 1.ª vez no Dia da Inauguração. Actualmente a Associação continua fazer o desfile de Carnaval, as Marchas Populares e o Encontro de Cantares de Janeiras. O Magusto pelo São martinho, o Torneio de Tiro aos Pratos e um Passeio Cicloturistico pelas terras do Concelho.

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Cimo do Povo

A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Cimo do Povo de Nelas foi fundada por escritura pública em 27 de Janeiro de 1979.

Com base nas comissões de carnaval do Cimo do Povo existentes desde 1975 e sentindo-se a necessidade da existência de uma estrutura legalizada que suportasse a organização do Carnaval e das Marchas Populares, surge, durante um almoço de confraternização, a decisão de fundar uma Associação. Nesse alomoço surgiu a ideira, o nome e as assinaturas de cerca de cinquenta pessoas, apostas numa toalha de papel, que viriam a ser o núcleo aglutinador e os primeiros Sócios da nova Associação, ainda em Janeiro de 1979.

Mais de mil alunos, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário, participam nos desfiles de carnaval em Canas de Senhorim e em Nelas com disfarces elaborados pelos professores, alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação.


Os temas deste ano são “Os Objetos” do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e a “Sustentabilidade” do Agrupamento de Escolas de Nelas.

COMO CHEGAR

A cerca de 90 km de Aveiro, Coimbra ou Covilhã, 130 km de Vilar Formoso, 300 km de Lisboa e 120 km do Porto, pode chegar-se ao Concelho de Nelas pelos eixos rodoviários A25 ou IP3 e pela rede de estradas nacionais.

Ligações Rodoviários

  • A partir de Lisboa

Sentido A1 NORTE – sair da A1 na saída de Coimbra Norte, sentido Viseu-IP3. Sair do IP3, em Rojão Grande, no sentido IC12-Nelas.

  • A partir do Porto

Sentido A1 LISBOA – sair da A1 na saída de Albergaria, sentido Vilar Formoso-A25. Quando chegar a Viseu, sair do A25, no sentido EN231 Nelas/Seia.

  • A partir de Castelo Branco / Portalegre

Entrar na A23 – Quando chegar à Guarda, seguir para IP5 (A25) no sentido Viseu/Aveiro. Sair na saída de Mangualde, sentido Nelas EN234.

 

Ligações Ferroviárias (Comboio)

O Concelho de Nelas é servido pela Linha da Beira Alta, dispondo de estação ferroviária em Nelas, o que permite ligações a várias cidades do país através da CP – Comboios de Portugal.

  • A partir de Lisboa
    Comboio no sentido Lisboa – Coimbra-B – Pampilhosa – Nelas. Poderá ser necessário transbordo em Coimbra-B ou na Pampilhosa, consoante o serviço.

  • A partir do Porto
    Comboio no sentido Porto – Aveiro – Pampilhosa – Nelas, com eventual transbordo na Pampilhosa.

  • A partir de Coimbra ou Aveiro
    Ligações regulares pela Linha da Beira Alta, diretas ou com transbordo na Pampilhosa.

A estação ferroviária de Nelas situa-se a curta distância do centro da vila, existindo ligações por táxi ou transportes locais.

Com o objetivo de enriquecer a experiência dos visitantes durante o Carnaval, o Concelho de Nelas oferece uma restauração rica e diversificada, onde a gastronomia tradicional assume um papel de destaque, promovendo momentos de convívio, partilha e autenticidade à mesa.

 

Fiel às suas tradições seculares, a cozinha local apresenta pratos emblemáticos como o Coelho à Mirra, Arroz de Carqueja, Bacalhau, Pato à Moda da Beira, Entrecosto cozido com feijões e grelos, Cabrito e a Sopa de Peixe do Rio, confecionados com saber antigo e produtos da região.

 

A experiência gastronómica completa-se com uma doçaria de inspiração tradicional, onde se destacam o Leite-Creme, o Arroz Doce, o Pudim de Requeijão e uma variedade de bolinhos e pastéis típicos, verdadeiras tentações para os apreciadores de doces. Durante o Carnaval, os restaurantes do Concelho convidam à descoberta de sabores autênticos que tornam a festa ainda mais memorável.

 

Clique aqui para conhecer a nossa restauração.

Com o objetivo de proporcionar estadias confortáveis e memoráveis durante o Carnaval, o Concelho disponibiliza uma oferta diversificada de espaços de restauração e alojamento, pensados para receber os visitantes com qualidade, hospitalidade e bem-estar.

 

Inserida numa região de reconhecida riqueza patrimonial, paisagística e vínica, a experiência estende-se para além da festa, convidando à descoberta da natureza, dos sabores locais e da proximidade a pontos de interesse como Viseu e a Serra da Estrela.

 

Clique aqui para conhecer os alojamentos do nosso Concelho.

Outros Eventos